Durante a perfuração o Blowout Preventer conhecido como BOP é um dos equipamentos mais importantes do sistema de perfuração. Ele é o principal elemento de ligação entre o topo do poço no fundo do mar e a sonda, trazendo o poço até a superfície e compondo o espaço anular.

Usado também como equipamento de segurança para controlar as pressões no interior do poço durante a perfuração, os testes de BOP variam desde a verificação diária de funções críticas de poços até cheques mensais ou menos frequentes em certos poços com a probabilidade de problemas de controle seja baixa.

A válvula usada para controlar os fluidos do poço, o elemento de vedação é parecido com um anel de borracha comprida mecanicamente para a parte interior e fecha os tubos ou o poço aberto. A habilidade em fechar uma variedade de tamanhos de tubos é uma mera vantagem.

O BOP anular é um equipamento que permite fechar o poço diante da presença de uma coluna ou não, para isso, o fluido pressurizado é direcionado para a câmara de fechamento, que empurra um pistão para cima o que acaba forçando o elemento de vedação elastomérico contra a coluna.

Geralmente, a grande maioria dos conjuntos de prevenção de explosão (BOP) contém pelo menos um BOP anular na parte superior do conjunto de BOP e uma ou mais válvulas de controle e bloqueio abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *